Tinder rival Bumble é detida maioritariamente pela European namoro gigante Badoo
|Ele já estava no registro público que Andrey Andreev, o baixo perfil fundador russa de namoro Europeia gigante Badoo, é um investidor no feminino liderado namoro app Bumble, o competidor Tinder fundada por ex-Tinder membro da equipe fundadora Whitney Wolfe. No entanto, TechCrunch agora pode revelar uma série de detalhes anteriormente não declaradas de parceria de Wolfe e Andreev, incluindo a Andreev investido via Badoo Trading Ltd, o operador UK-registrada do Badoo, e que o multi bilhão-empresa dólar é, na realidade, o proprietário da maioria do Bumble.
Mas, antes de cavar um pouco mais fundo no relacionamento da Badoo com Bumble, aqui está uma rápida recapitulação da história fundador da Bumble, que é algo como isto:
Depois de Wolfe controversa deixou estopa, incluindo uma ação judicial contra a empresa por assédio sexual e discriminação no trabalho, ela começou a pensar em uma idéia nova startup, uma rede social para as jovens, com foco na positividade. Foi quando Andreev do Badoo entrou em contato.
Os dois se conheceram-se em torno de agosto de 2014 e, depois de perceber que ambos tinham uma visão semelhante para onde namoro on-line pode ir em seguida, uma parceria foi formada. Wolfe então foi sobre a montagem de uma equipe, incluindo persuadir outros dois ex-funcionários da estopa, Sarah Mick (anteriormente vice-presidente de design da Tinder) e Chris Gulczynski (co-fundador / CCO na Tinder), para vir a bordo, inicialmente como consultores. O novo empreendimento, Bumble, vai lançar no dia 1 de Dezembro de 2014.
A empresa recente declaração de Bumble Holding Limited – a entidade do Reino Unido registrado por trás Bumble – mostra a repartição equidade exata da empresa. O mais impressionante, Badoo tem uma participação enorme cento em 79 por Bumble, tornando-o de longe o maior proprietário. E, como seria de esperar, em seguida, em segundo lugar está Bumble Wolfe fundador com uma participação acionária de 20 por cento. ex-empregados da Tinder companheiros, Mick e Gulczynski, compõem o restante 1 por cento.
“Badoo e Bumble são empresas separadas. Andrey Andreev, via Badoo, investiu em Bumble como uma startup, “Bumble me disse em um comunicado após I pressionado para obter mais detalhes sobre a relação entre as duas entidades. “Como é bem divulgado e documentado, Andrey Andreev e Whitney Wolfe decidiu parceiro em uma nova empresa em 2014. Badoo investido neste novo projeto – o novo projeto tornou-se Bumble.”
A empresa também destacou que o investimento é estratégico de ambos os lados, permitindo Bumble não simplesmente arrecadar fundos, mas para “tocar estrategicamente para a riqueza da experiência realizada pelo Badoo como líder de mercado global”.
“Ele também permite Bumble à escala, sem a necessidade de buscar capital externo”, acrescenta Bumble. “Essa é uma parte importante do que torna este um negócio altamente original e oportuno. Para uma empresa como a abelha com um crescimento tão incrível, este movimento estratégico tem sido inestimável quando ele veio para facilmente e sem resolver problemas de inicialização comuns, como escala e infra-estrutura. ”
E, enquanto os benefícios de ter um investidor estratégico com os bolsos profundos de Badoo não deve ser subestimado – o espaço namoro app é incrivelmente competitivo agora e não é fácil para os novos operadores para invadir – vale a pena re-iteração que Wolfe é em todos os sentidos o fundador e CEO da Bumble. Me disseram que o arranque opera como uma empresa autónoma, independente, e sempre vai fazer, com o seu pessoal, sede, e sede em Austin, Texas.
É também o meu entendimento de que o pensamento por trás de grande participação do Badoo no Bumble, e por sua vez, a participação de menores de Wolfe, é que ele vai permitir que o arranque de crescer indefinidamente, sem a necessidade de inúmeras novas rodadas de financiamento, que veria a participação da Wolfe diluído significativamente de qualquer maneira. Como a declaração acima diz, o investimento da Badoo deve permitir Bumble “à escala, sem a necessidade de buscar capital externo”.
Nenhum dos quais deve tirar Wolfe e sua equipe no sucesso da Bumble à data. O aplicativo possui 3,5 milhões de usuários desde o lançamento de apenas tímido de 15 meses atrás. Ele também tem sido firme em sua abordagem levou-mulher, uma porção carentes do mercado. Em Bumble, as mulheres são obrigadas a dar o primeiro passo, e me disseram que o fizeram mais de 36 milhões de vezes através do aplicativo – um número que sugere a visão de Wolfe para um novo tipo de namoro app está realmente trabalhando.